Passo 3
Implementação da caixa
ETAPAS A:
Apresentação de materiais de
comunicação para servidores envolvidos
Apresentação servidores – 36MB,
Etapa A
Etapa B
Distribuição de material impresso em equipamentos
Etapa C
Entrega kit para o cuidador
via serviços públicos
Etapa D
Criar um grupo de Whatsapp com os cuidadores responsáveis. Eleger uma pessoa que será responsável por esse grupo.
Etapa E
Entregar 2x por semana
vídeos da Jornada Whatsapp
Etapa F
Realizar quinzenalmente rodas
de conversa com cuidadores
Descrição: As rodas de conversa são oportunidades valiosas para criar uma rede de apoio e fortalecer a parceria entre os pais. Ao abrir espaço e fornecer informações para discussão sobre os conteúdos distribuídos, você estará promovendo uma paternidade ativa e um cenário favorável a relações familiares mais saudáveis. É importante prezar por um ambiente livre de culpa e julgamentos, é importante que este homem se sinta seguro acolhido, só assim será possível que ele se abra e alcance a real mudança de comportamento.
Passo 2
Eleger uma liderança Pé de Infância, que vai coordenar e acompanhar a implementação
Passo 3
Implementação da caixa
ETAPA A:
Apresentação de materiais de
comunicação para servidores envolvidos
ETAPA D:
Criar um grupo de Whatsapp com os cuidadores responsáveis. Eleger uma pessoa que será responsável por esse grupo.
Descrição: As rodas de conversa são oportunidades valiosas para criar uma rede de apoio e fortalecer a parceria entre os pais. Ao abrir espaço e fornecer informações para discussão sobre os conteúdos distribuídos, você estará promovendo uma paternidade ativa e um cenário favorável a relações familiares mais saudáveis. É importante prezar por um ambiente livre de culpa e julgamentos, é importante que este homem se sinta seguro acolhido, só assim será possível que ele se abra e alcance a real mudança de comportamento.
Passo 4
Monitoramento da caixa
Pé de Ferramentas
Profissionais sensibilizados
- Quantidade
- Área de atuação (saúde, assistência social, educação...)
- Servidor efetivo ou não
- Gênero
- Quais atividades/materiais/conteúdos
Homens alcançados
- Quantidade
- Área de alcance (saúde, assistência social, educação...)
- Quais atividades/materiais/conteúdos?
Passo 5
Avaliação
Coletar dados a serem respondidos por pais participantes.
Processo
Quem responde:
homens/pais participantes
Resultado
Quem responde:
homens/pais participantes
Impacto
Acompanhamento dos indicadores
das áreas dos serviços públicos
(antes / depois)
Formulário
clique aquiConheça os materiais para implementação da caixa de ferramentas


Cantar, brincar e contar histórias, cria na paz e brincar livre
4.2 Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário

Papai tá aqui
5.4 Reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, por meio da disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social, bem como a promoção da responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família, conforme os contextos nacionais

Depois da chuva
Enchentes
Altas Temperaturas
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*)
13.1 Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos
13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima

Cria na paz
16.1 Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionada em todos os lugares
16.2 Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças
Cantar, brincar e contar histórias, cria na paz e brincar livre
16.7 Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis
16.a Fortalecer as instituições nacionais relevantes, inclusive por meio da cooperação internacional, para a construção de capacidades em todos os níveis, em particular nos países em desenvolvimento, para a prevenção da violência e o combate ao terrorismo e ao crime

As parcerias multissetoriais
17.16 Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento
17.17 Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias
Dados, monitoramento e prestação de contas
17.18 Até 2020, reforçar o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento, inclusive para os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento, para aumentar significativamente a disponibilidade de dados de alta qualidade, atuais e confiáveis, desagregados por renda, gênero, idade, raça, etnia, status migratório, deficiência, localização geográfica e outras características relevantes em contextos nacionais
Programa Pé de Infância (creche) agosto à dezembro 2023
Cidades | Comportamento
- Benevides, PA | Cria na Paz
- Boa Vista, RR | Cantar, brincar e contar histórias
- Canoas, RS | Cria na Paz
- Caruaru, PE | Cria na Paz
- Cascavel, PR | Cria na Paz
- Colinas, RS* | Cantar, brincar e contar histórias
- Mogi das Cruzes, SP | Cria na Paz
- Sobral, CE | Cantar, brincar e contar histórias
- Teresina, PI | Brincar Livre
- Uruçuca, BA | Cria na Paz
*devido a eventos climáticos extremos, Colinas não pode implementar o programa a tempo de mensurar. Implementação prevista para Março 2024.
Relatórios
Programa Pé de Infância Creche
Agosto à dezembro - 2023
Relatórios anteriores
Pé de Infância
Agosto à novembro - 2022
Comportamentos
e seus objetivos específicos
Amostra T1 = 3.413 cuidadores
FUNIL
CONTATO
EFICÁCIA
PRÁTICA
IMPACTO NOS
CUIDADORES
mensagens estão refletidos
nas melhorias dos indicadores propostos.

Cantar, brincar e contar histórias. Todo dia
BASE ALCANCE CIDADE
crianças alcançadas creche + escolas +
programas sociais
(Declarado por Gestores)
= 5.064
BASE ALCANCE CRECHE
crianças alcançadas apenas nas creches
(declarado por gestores)
= 5.064
BASE EXPOSIÇÃO
base quem recebeu
material da campanha
(Declarado por Cuidadores)
= 60% = 3.038

Educar sem violência Reduzir a agressão fisica, xingamentos e humilhação em crianças.
BASE ALCANCE CIDADE
crianças alcançadas creche + escolas +
programas sociais
(Declarado por Gestores)
= 23.272
BASE ALCANCE CRECHE
crianças alcançadas apenas nas creches
(declarado por gestores)
= 10.288
BASE EXPOSIÇÃO
base quem recebeu
material da campanha
(Declarado por Cuidadores)
= 46% = 4.732

Brincar ao ar livre Crianças brincando ao ar livre em contato com a natureza todo dia 1 arzinho 1x semana arzão
BASE ALCANCE CIDADE
crianças alcançadas creche + escolas +
programas sociais
(Declarado por Gestores)
= 1.004
BASE ALCANCE CRECHE
crianças alcançadas apenas nas creches
(declarado por gestores)
= 1.004
BASE EXPOSIÇÃO
base quem recebeu
material da campanha
(Declarado por Cuidadores)